segunda-feira, 4 de novembro de 2013




  1. TÍTULO: Trânsito: Educando para um futuro mais seguro

  1. Objetivos:
Estimular a percepção em relação a importância de respeitar a sinalização e a funcionalidade das vias para um trânsito humano e seguro.

  1. Metodologia:

A metodologia é reflexiva baseada em história de livro literário, jogos pedagógicos sobre o trânsito, elaboração textual e criação de histórias em quadrinhos no programa HAGAQUÊ, permitindo à criança maior interação com o tema, aguçando sua percepção em relação ao tráfego presente na vida diária das pessoas.

  1. Atividades desenvolvidas
1° DIA:
  • Contação da história de Cosell Lenzi e Fanny Espírito Santo – RUAS, QUANTAS RUAS!
  • Refletir sobre a história.

  • Compreender e interpretar as informações contidas na história.

  • Observação de algumas placas de trânsito (em miniatura)
2° DIA:

  • Leitura da história em quadrinhos: O menino maluquinho sobre as placas de sinalização, o que elas podem indicar?

  • Jogo pedagógico: Trilha do Trânsito
Nesse jogo as crianças irão percorrer o caminho na trilha com peões em forma de carrinhos, sendo que durante o percurso irão responder perguntas sobre o trânsitO.

3º DIA
  • Produção textual sobre o tema.

4º DIA
  • Criar uma história em quadrinhos com início, meio e fim, utilizando o programa HAGAQUÊ, observando a pontuação e a ortografia. Após, cada estudante irá apresentar a sua história à classe.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013



Diferenças entre texto e hipertexto

    Texto é o conjunto organizado de ideias relativas a um tema principal, dividido em parágrafos que detalham as ideias secundárias sobre o tema proposto. Existem diversos tipos de textos (narrativos, descritivos, dissertativos, notícias, poemas, contos, receitas...) , porém, são formados basicamente das palavras visíveis no papel, permitindo-nos a leitura e a compreensão unicamente daquele conjunto restrito de palavras.

     Hipertexto também é um conjunto de ideias relativas a um tema, porém, é mais amplo e permite que, de um texto qualquer, possamos acessar vários outros textos referentes ao mesmo tema, ampliando nossas informações e possibilitando-nos maiores conhecimentos.


segunda-feira, 16 de setembro de 2013



PARA REFLETIR...

Como aprendiz, diante de uma situação inovadora, comporto-me, a princípio, um pouco temerosa em relação ao novo. Porém, na maioria das vezes, a prática nos faz rever aquilo que antes temíamos, bem como aquilo que já sabíamos e também aquilo que precisamos aprender. As inúmeras inovações que chegam às escolas são tratadas como situações inovadoras e, geralmente, são recebidas com temor por nós, professores. Mas, após o melhor conhecimento da situação, acabamos vencendo os desafios que ela nos traz.